Olá, meninas! Hoje nós vamos falar da tão desejada cor de cabelo ruivo acobreado. Essa cor é aquela meio laranjinha e com um tom bem natural. A cor faz sucesso pela sua naturalidade e beleza que o tom puxado do cobre traz ao visual.

O melhor do ruivo acobreado é que ele não é muito chamativo e nem apagado. Ele é considerado por muitas, o ruivo perfeito!

O primeiro fator que temos que levar em consideração para conseguirmos os resultado ideal é a cor base. Na tabela abaixo, disponibilizamos as bases de cores para termos uma noção da combinação de cores que vamos precisar fazer para chegar no ruivo acobreado.

Tabela de Cores de Cabelos Ruivos

Uma dica para obter o ruivo acobreado desejado é prestar atenção nas nuances das colorações. O número que indica a nuance é o que vem depois do ponto (.), por exemplo, numa cor 8.4, o número 4 indica a nuance. Aliás, o nuance 4 é o cobre.

Para você conseguir um tom mais aberto, indicamos os volumes 20v, 30v e 40v para a água oxigenada. Quanto maior o volume do produto, mais o tom vai abrir, ok?

É aconselhável estar com o tom do cabelo com a base 5, 6, 7, 8 ou 9. Com o cabelo nessas cores, facilita bastante chegarmos ao tom ideal de ruivo acobreado que queremos. Mas se o seu cabelo não está com uma dessas cores base, não se preocupe. Temos um jeito para tudo!

Ruivo acobreado em diferentes tipos de cabelo

Caso o seu cabelo seja virgem, as cores tendem a pegar mais fácil. Porém, se os cabelos forem muito escuros ou com fios muito grossos, o processo fica um pouco mais complicado. Mas não tem segredo, você precisa escolher a cor desejada, a emulsão reveladora e fazer um teste em uma mecha do seu cabelo. Se você não gostar do resultado, mude a tonalidade e tente outro volume da água oxigenada.

Com fios de cabelo mais claros, a cor fica mais evidente. O que pode ser acontecer é de desbotar, mas você pode usar alguns shampoos específicos para segurar a cor por mais tempo.

Aqui nós separamos alguns tipos de ruivo para que você possa comparar as diferentes tonalidades:

Ruivo acobreado em diferentes tipos de cabelo

Temos os seguintes tipos:

  1. Strawberry blonde
  2. Fantasia
  3. Vermelhos
  4. Acobreados

Como falamos anteriormente, o que vai determinar a cor desejada é a base, mas agora vamos mostrar as dicas para cada cor e tipo de cabelo.

Cabelo ruivo acobreado em cabelos virgens – Como fazer?

Cabelo ruivo acobreado em cabelos virgens

Normalmente o cabelo virgem consegue pegar a cor com mais facilidade. Cores de cabelo loiro e castanho claro tem mais facilidade ainda. Por outro lado, existem cabelos mais grossos ou um pouco escuros que são mais difíceis de pegar a cor ruiva. Cabelos pretos e castanho escuro necessitam atingir a cor base ideal para aplicação da tintura. Esse processo de abertura da cor do cabelo pode ser feito por descoloração, luzes ou mechas. A descoloração pode ser feita com um produtinho muito bom que se chama DekapColor.

O DekapColor é encontrado facilmente em lojas de cosméticos e é um dos melhores produtos para remover a coloração. Caso você queira remover a tintura sem agredir, esse produto é o indicado, pois ele não descolore o cabelo, ele retira somente os pigmentos dos fios. Como o produto age suavemente, você poderá ter que aplicar mais de uma vez caso tenha várias camadas de tintura. Tome cuidado para aplicar o produto e respeite sempre as recomendações do fabricante.

Existe também uma mistura chamada Soap cap que envolve água oxigenada, shampoo e descolorante. Essa mistura deve ser aplicada no cabelo molhado e deve agir por 40 minutos no máximo. Caso você nunca tenha feito uma descoloração, recomendamos que faça isso em um salão com ajuda de um profissional.

Depois de tudo preparado, você vai escolher a tinta e a água oxigenada (é importante escolher o volume ideal, geralmente começa pelo volume 30 se for a primeira vez). Misture-os e faça um teste em uma pequena mecha do cabelo. Isso é importante não apenas para ver se a cor vai ficar legal, mas para saber se você tem alguma alergia. Se o tom não ficar bom, pesquise por outra cor e veja se precisa mudar o volume da água oxigenada.

Ruivo acobreado em cabelos loiros

Ruivo acobreado em cabelos loiros

O cabelo loiro tem uma vantagem para pegar o tom de ruivo acobreado pois ele já tem uma base clara. Apesar do loiro conseguir aceitar muito bem os diversos tons de ruivo, é o que mais desbota.

Para a cor ruiva fixar bem, leva cerca de 3 a 4 meses, e esse prazo pode se estender ainda mais se os cabelos estiverem sidos descoloridos. Recomendamos tonalizar o cabelo com produtos sem amônia para manter o brilho e a cor.

Cabelo castanho e vermelho

Para sair da sua cor atual e apostar no ruivo acobreado, você precisa remover uma parte da pigmentação dos fios. Essa remoção pode ser feita com o DekapColor que falamos anteriormente. Lembrando que ele não serve para descolorir o cabelo. Ele é usado para remover a pigmentação antiga da tintura.

Se a sua cor base não for a ideal para o tom de ruivo que você deseja, você precisa clarear a base. Para isso, você pode usar o DekapColor para remover a tinta e fazer mechas, luzes ou usar o soap cap (água oxigenada, shampoo e descolorante, lembra?!). Depois de chegar na cor base ideal para o tom de ruivo que você quer, basta começar com a tinta e a água oxigenada.

E para cabelos pretos?

Ruivo acobreado em cabelos pretos

O processo para cabelos pretos é um pouco mais difícil, mas é possível sim. O DekapColor ajuda bastante nesse tipo de cabelo. Você pode usá-lo quantas vezes achar necessário, até chegar no tom que você quer. Uma dica de ouro é hidratar sempre os cabelos, mesmo que você não ache que precise. Lembre-se: Hidrate todos os dias!

Quando você notar que o DekapColor não está mais agindo e que a tinta preta já saiu bem, vai ser a hora da descoloração. Recomendamos que você procure a ajuda de um profissional para essa etapa. Aqui você pode fazer mechas, luzes ou descoloração no cabelo inteiro. Se você já fez esse tipo de procedimento em casa e está segura do que está fazendo, então ok, pode seguir sem medo!

Outra coisa importante de lembrarmos é de sempre testar em uma mecha para saber se a cor está ficando boa. Você pode notar que mesmo depois de fazer tudo certo, o tom ruivo acobreado talvez não fique do jeito que você queira de primeira, afinal tem muita coisa envolvida, não é mesmo? Mas não desanime, tudo é uma questão de paciência e vale muito a pena o resultado final.

Maquiagem para cabelo ruivo

Maquiagem Para Cabelos Ruivos

Se você acha que maquiagem para ruivas é algo muito complicado, pode esquecer. Uma dica para uma maquiagem bem feita é tentar não brigar com o tom vermelho dos cabelos. O ideal é complementar o look, harmonizando o visual.

Para o ruivo acobreado, uma dica é usar vermelho nos olhos pra destacar o visual dos cabelos. Claro que você não deve exagerar e intensificar demais a cor.

Uma dica muito bacana é tentar sempre destacar apenas uma das partes do visual. Se os lábios estão usando uma cor mais intensa, os olhos devem ficar um pouco mais apagados ou neutros. O importante é deixar apenas um ponto do rosto chamando atenção.

E depois, como fazer o retoque?

Essa parte fica ao seu critério, mas normalmente os retoque são feitos a cada 30 dias. Existem algumas meninas que fazem o retoque com mais tempo e costumam usar somente tonalizantes nas pontas. O importante é você ir percebendo se precisa de retoque ao longo do tempo.

Existem excelentes tonalizantes no mercado que são sem amônia. Você pode comprar esses cremes e aplicá-los em casa. Uma dica é retocar a raiz do cabelo com tinta e usar o tonalizante no comprimento para não danificar os fios.

Quais as melhores marcas de tinta?

Existem boas marcas para esse processo, algumas delas são Alfaparf, Keune, Igora Royal e Yellow. As tintas de farmácia não são muito recomendadas, pois só encontramos tons com base 6. Por isso, precisamos procurar por tintas profissionais ou misturar tintas de base clara com as tinturas da farmácia para chegarmos aos tons mais abertos.

Cuidados e dicas para manter o ruivo

É essencial manter os cabelos sempre hidratados para não dar aquele aspecto apagado. Manter sempre os cabelos bem cuidados é primordial para um tom de ruivo bem atraente. Com uma boa nutrição dos fios, os fios ficarão brilhantes e saudáveis.

Outro ponto importante é de sempre fazer testes antes de aplicar totalmente o produto. Faça testes nas mechas para saber se a tinta realmente tem o tom que você deseja. Muitas vezes a cor da caixinha não se aplica na realidade por conta da cor da sua base. O teste de reação alérgica também é importante para evitar que você tenha algum problema com a tintura.

Faça a aplicação do shampoo somente na raiz para evitar que as pontas abram as cutículas e os pigmentos saiam com mais facilidade. Lembre-se que quanto mais você lava, mais desbota, por isso você pode optar por shampoos a seco ou diminuir a frequência das lavagens.

A dica final é pesquisar bastante. Não se deixe levar apenas por tons que você vê nas tinturas. Muitas vezes aquele tom não casa certinho com a sua cor de cabelo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here